fotos: Andres Murillo
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Cyrille Brissot e Valécia Ribeiro - “Como Narciso (Comme Narcisse)” -
¡Que beijos vãos nas águas mentirosas!
¡Que abraços dentro n’ellas mallogrados!
N’aquillo, que está vendo, não atina;
Mas de amor o consome, o que está vendo.
Ovídio, Metamorfoses III
No mito ovidiano, é dado à imagem um lugar intermediário entre o eu e o mundo, como se o eu se apropriasse da imagem para se constituir. Ao revisitarmos o clássico de Ovídio, Metamoforses, nos damos conta que a história de Narciso vai além do narcisismo descrito nas obras freudianas e lacanianas: o amor a si mesmo. Um desejo, muitas vezes, mal compreendido a partir da superficialidade da aparência reproduzida na imagem espelhada, interpretado em um amor exagerado à imagem do próprio corpo que termina por excluir o outro. O mito de Narciso não é simplesmente um mito do amor a si mesmo, mas também um mito do amor à imagem que leva ao conhecimento de si. Na instalação interativa Como Narciso (Comme Narcisse) a imagem do corpo é tomada como objeto do amor pois ela possibilita a mediação entre o eu e tudo que está ao seu redor, daí sua sedução, uma vez que o eu se diferencia, mas não se separa dos outros. A frequência das ondas sonoras do ambiente interferem na imagem de cada um que interage diante da tela, numa sequência que deixa sempre algum vestígio da imagem anterior. No seu grafismo próprio (waveform), as imagens produzidas em tempo real misturam o presente e o passado – ruídos da passagem do tempo – como um auto-retrato em constante transformação. Essas imagens são reflexos do outro, nas suas ações e intervenções, e sobretudo da própria imagem do artista que codificou a obra, na performatividade da sua proposicão de imagem de si: o espelho digital (miroir númerique) entre o performer e sua imagem.
Como Narciso (Comme Narcisse) - instalação interativa
técnica e material utilizado: software desenvolvido para captação de som e intervenção/transformação da imagem, projetor, computador (iMac 24"), webcam.
______________________________________________________________________________Nara Dourado “sem título”
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Piscinão Mi_Zera
Iwia d'Carla - "Il Davi d'Carla"
registos: Rosa Bunchaft
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Thulio Guzman - "Cotoco sabe nadar"
registros: Arthur Scovino
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